sábado, 25 de julho de 2009

Col haolam culô gesher tzar meod...


BS"D

כל העולם כולו גשר צר מאוד והעיקר לא לפחד כלל

"TODO O MUNDO É UMA PONTE MUITO ESTREITINHA. O IMPORTANTE É NÃO TEMER JAMAIS"



Essas são palavras muito sábias do grande mestre hassídico, rebe Nahman de breslav, que o seu mérito nos proteja, que tratam de algo que atrapalha muito a vida do homem: o medo. Quantas vezes deixamos de fazer algo que queremos por causa do medo!
O medo é um dos maiores inimigos (obstáculos) do ser humano, sem dúvida. Isso em suas diversas formas: o medo de altura, o medo de amar, o medo da vida.

O rebe, um grande tzadik, sintetizou isso nessa célebre frase. Imagine só, você em cima de uma ponte muito grande e estreita, como essa da foto acima. Sem dúvida, você teria muito medo. Bem, eu também. Mas, o que o rebe quis dizer foi que devemos infrentar nossos medos! Imagine a situação dos filhos de Israel diante do 'Iam Suf' (mar vermelho, nas bíblias cristãs), o inimigo vinha atrás, e de repente acontece o milagre: Hashem abre o mar. Mas, há tantas dúvidas! Será que esse mar vai fechar quando estivermos no meio? Será que devemos mesmo atravessar? E se eles tivessem desistido?

Então aí vai a dica do rebe: quando estiver para atravessar as 'pontes estreitas da vida', vença o medo! Mostre que é capaz! Vá adiante. Hashem abre o mar, mas nós que temos que atravessá-lo.

Concluo aqui com mais um sábio conselho do rebe:

Não cometa o erro das pessoas que desistem de mudar porque se acham escravas dos seus hábitos. Se você desejar verdadeiramente, e se empenhar nisto, conseguirá sobrepujá-los.

(Likutê Moharan 2:110)

Nenhum comentário:

Postar um comentário