Êkeb significa 'se'. Perceba que a palavra parece com 'akeb', que significa 'calcanhar, e isso nos remete à parashá de vaet'hanan, onde moshê rabênu nos ensina a não 'escolher' entre as mitzvot. Não considerar uma mitzvá 'pequena' ou 'grande', pois há umas mitzvot que parecem tão simples, que simplesmente passamos o akeb por cima.
Nessa parashá, estudamos que Hashem nos abençoa quando guardamos as mitzvot. Nós ocidentais temos o costume de em tudo pôr a culpa em algo, e sempre perguntamos: 'por que isso aconteceu?','porque coisas ruins acontecem com pessoas boas?', e assim vai. Mas, como nós vimos na parashá de debarim (viu como uma parashá leva a outra?), diante dessas situações nossa resposta deve ser ekhá (como?) e não 'por que'. Igualmente, quando muita gente lê esse texto quer fazer negócio com D'us: 'Eu vou fazer isso e espero que D'us me abençoe'. Mas não é assim que as coisas funcionam. Nós devemos cumprir as mitzvot, e confiar em Hashem. Com D'us não se negocia!
A parashá de êkeb continua recordando a tragetória dos israelitas no deserto e também trás a segunda parte do shemá (vehaiá im shamoa - deut. 11).
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
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